Afirmações Positivas Como Criar Afirmações Que Funcionam de Verdade?


O que são afirmações positivas?

Afirmações positivas são frases curtas e poderosas que são repetidas com o objetivo de mudar a forma como pensamos e sentimos. Elas são baseadas na lei da atração, que afirma que atraímos para nossa vida aquilo em que focamos nossa atenção.

A importância das afirmações positivas na vida

As afirmações positivas têm um grande impacto na vida das pessoas. Elas podem ajudar a melhorar a autoestima, atrair abundância financeira, melhorar a saúde e muito mais. 

Quando repetimos afirmações positivas com frequência, elas se tornam parte do nosso sistema de crenças e ajudam a moldar a forma como vemos o mundo.

Para criar afirmações positivas eficazes, siga os passos abaixo:

Passo 1: Defina o objetivo da afirmação

Antes de criar uma afirmação positiva, é importante ter um objetivo claro em mente. Pense no que você deseja alcançar e crie uma afirmação positiva que seja relevante para esse objetivo.

Passo 2: Escolha palavras positivas e poderosas

As palavras que você escolhe para sua afirmação positiva são muito importantes. Escolha palavras positivas e poderosas que evocam emoções positivas. Evite palavras negativas ou que possam gerar sentimentos negativos.

Passo 3: Use o tempo presente e primeira pessoa do singular

Ao criar sua afirmação positiva, use o tempo presente e a primeira pessoa do singular. Isso ajuda a tornar a afirmação mais pessoal e poderosa. Em vez de dizer "Eu serei feliz", diga "Eu sou feliz".

Passo 4: Seja específico

Quanto mais específica for sua afirmação positiva, mais eficaz ela será. Em vez de dizer "Eu sou rico", diga "Eu tenho uma renda abundante que cresce a cada dia".

Passo 5: Repita as afirmações com frequência

Para que as afirmações positivas funcionem, é importante repeti-las com frequência. Repita sua afirmação positiva várias vezes ao dia, de preferência em momentos em que você esteja mais relaxado e concentrado.

Passo 6: Sinta as emoções positivas ao repetir as afirmações

Ao repetir sua afirmação positiva, tente sentir as emoções positivas que ela evoca. Visualize-se alcançando seu objetivo e sinta a felicidade, alegria ou gratidão que isso traz.

Erros comuns ao criar afirmações positivas

Ao criar afirmações positivas, é importante evitar alguns erros comuns. Veja abaixo:

Erro 1: Usar palavras negativas

Evite usar palavras negativas em sua afirmação positiva. Em vez de dizer "Eu não quero mais ser infeliz", diga "Eu sou feliz e grato pela minha vida".

Erro 2: Usar palavras vagas

Palavras vagas como "bom", "melhor" ou "mais" não são tão eficazes quanto palavras específicas. Em vez de dizer "Eu sou mais saudável", diga "Eu me sinto saudável e cheio de energia".

Erro 3: Usar palavras condicionais

Palavras condicionais como "talvez", "espero" ou "se" enfraquecem sua afirmação positiva. Em vez de dizer "Eu espero encontrar um novo emprego", diga "Eu tenho um emprego maravilhoso que me traz alegria e satisfação".

Erro 4: Não repetir as afirmações com frequência

Para que as afirmações positivas funcionem, é importante repeti-las com frequência. Não basta criar uma afirmação positiva e nunca mais repeti-la.

Erro 5: Não sentir as emoções positivas ao repetir as afirmações

Ao repetir sua afirmação positiva, é importante sentir as emoções positivas que ela evoca. Isso ajuda a tornar a afirmação mais poderosa e atraente. Se você repetir a afirmação sem sentir as emoções positivas, ela não terá o mesmo impacto.

Benefícios das afirmações positivas

As afirmações positivas podem trazer muitos benefícios para sua vida. 

Veja abaixo alguns dos benefícios mais comuns:

Benefício 1: Aumento da autoestima e autoconfiança

Ao repetir afirmações positivas, você está programando sua mente para acreditar em si mesmo e em suas habilidades. Isso pode ajudar a aumentar sua autoestima e autoconfiança.

Benefício 2: Redução do estresse e ansiedade

Afirmações positivas podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, pois evocam emoções positivas e ajudam a mudar a forma como você pensa e se sente sobre as situações da vida.

Benefício 3: Melhoria do desempenho

Ao repetir afirmações positivas, você está se concentrando em seus objetivos e visualizando-se alcançando-os. Isso pode ajudar a melhorar seu desempenho em diversas áreas da vida, como no trabalho, nos esportes e nos relacionamentos.

Benefício 4: Maior felicidade e satisfação na vida

Afirmações positivas podem ajudar a criar uma mentalidade positiva e atraente, o que pode levar a maior felicidade e satisfação na vida.

Conclusão

As afirmações positivas são uma ferramenta poderosa para mudar a forma como você pensa e se sente sobre a vida. 

Ao seguir os passos acima e evitar os erros comuns, você pode criar afirmações positivas eficazes que podem trazer muitos benefícios para sua vida. 

Lembre-se de repetir as afirmações com frequência e sentir as emoções positivas que elas evocam.